O Mercado Imobiliário tem mantido seus índices de construção e venda de imóveis em alta nos últimos anos, e a demanda por moradia continua elevada!
Mesmo com o cenário de juros alto, com a taxa Selic iniciando o ano a 13,75%, as expectativas para quem deseja investir nesse mercado, em 2023, são boas!
Mas, quais são as perspectivas e tendências para o Mercado Imobiliário em 2023?
No texto de hoje, vamos falar melhor sobre isso. Continue a leitura e confira!👇
Revisão dos últimos anos
A declaração de um cenário de pandemia mundial — gerado a partir da disseminação do vírus Covid-19, em março de 2020 —, não trouxe queda para os dados deste setor, mas encolheu um pouco os seus números.
Em 2020, por exemplo, empreendimentos associados ao Programa Minha Casa Minha Vida eram responsáveis por 85,8% dos lançamentos imobiliários, enquanto os imóveis classificados como Médio e Alto Padrão tiveram um recuo de 26,4%, em outubro de 2020 (em relação a 2019).
Já em dezembro de 2022, os indicadores mudaram: empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida registraram 70,2% das vendas, enquanto os imóveis de Médio e Alto Padrão tiveram alta com expansão para 29,8% de todos os imóveis construídos no ano (em relação ao mesmo período do ano anterior).
A partir de 2022, porém, com o aumento da aplicação de vacinas contra Covid e as transações econômicas retornando ao seu estado anterior, as perspectivas começam a melhorar, inclusive para 2023.*
*Dados retirados dos relatórios de Mercado Imobiliário criados e divulgados pela Associação Brasileira de Incorporações Imobiliárias (ABRAINC).
3 tendências do Mercado Imobiliário para 2023
Mediante aos dados sobre o Mercado Imobiliário fornecidos pelos relatórios da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), é possível esperar principalmente 3 tendências em 2023:
1. Retomada da construção de moradias econômicas
A primeira perspectiva para o Mercado Imobiliário em 2023 é que o investimento em moradias econômicas deve aumentar, até mediante ao cenário político e econômico do Brasil, pós-eleições em 2022.
Ou seja, empreendimentos interligados ao Programa Minha Casa, Minha Vida devem ter uma alta em sua construção e comercialização.
Além disso, também é possível prever que diversos programas de política habitacional devem ser retirados do papel, e o investimento no setor deve melhorar.
2. Aumento nas vendas do Mercado Imobiliário
Outro ponto importante que está entre as perspectivas do Mercado Imobiliário em 2023 é a estabilidade e aumento de vendas de imóveis neste ano.
É cultural para o brasileiro ter o sonho da casa própria, devido ao fato de ser um investimento durável e consolidado, então com o cenário instável da pandemia sendo deixado para trás, essa volta a ser uma das prioridades.
Este cenário de crescimento do mercado imobiliário também pode ser incentivado devido à queda prevista para as taxas de juros.
Segundo informações do Relatório Focus, criado pelo Banco Central, a taxa Selic deve diminuir de 13,75% em 2022 para 12% em 2023, com previsão ainda de queda para 9% em 2024.
3. Os imóveis de alto padrão também estão com tudo
Os imóveis de Médio e Alto Padrão (MAP) também devem ter um impulso a partir de 2023, e os investimentos neste segmento dão-se principalmente devido à prática comum do trabalho em home office depois da pandemia.
Isso quer dizer que as pessoas têm investido mais em imóveis para garantir conforto e comodidade ao realizar o seu trabalho durante todo o dia em casa.
Quais documentos permeiam as transações do Mercado Imobiliário?
Depois de falar sobre as perspectivas para o Mercado Imobiliário, é importante dizer que existem alguns documentos essenciais para quem planeja investir neste segmento, em 2023.
As mais importantes são:
- Matrícula Atualizada de Imóvel
- Certidão de Ônus de Pessoa Física
- Certidão Negativa de Bens
- Certidão Vintenária
Acesse os links acima e saiba mais sobre cada uma delas.👆
Emita suas Certidões de Imóveis com o Cartório Digital!
Nós somos o Cartório Digital, uma empresa comprometida em transformar o processo burocrático de emissão de documentos imobiliários em um serviço fácil e prático.
Para isso, temos à disposição dos nossos clientes um sistema com a mais alta tecnologia para emissão de certidões de Registro de Imóveis em todo o Brasil, facilitando assim todo e qualquer processo de compra e venda do Mercado Imobiliário.
Precisa emitir alguma certidão imobiliária? Acesso nosso site e faça a sua solicitação!